segunda-feira, 26 de novembro de 2012


Os hambúrgueres especiais da La Padá ganharam destaque no caderno de gastronomia do Jornal Imagem da Ilha. A matéria conta a história desse sanduíche famoso no mundo inteiro e que ganha receitas exclusivas nas receitas da La Padá:

Hambúrguer chique

Casas especializadas em versões gourmet feitas de forma artesanal ganham espaço no Brasil e começam a chegar em Florianópolis
Hambúrguer chique
O hambúrguer La do Tio Sam, feito com picanha, está entre os mais pedidos na La Padá

O hambúrguer surgiu há muitos séculos na Alemanha, mudando alguns costumes alimentares de grande parte da população. Porém, foi somente no século XIX, quando a América recebia seus novos descobridores, navegadores que partiam de Hamburgo e levaram a tradicional receita, que recebeu o nome de Hamburg Style Steak. Os americanos aperfeiçoaram o hambúrguer e acrescentaram o pão. A primeira loja que constava essa iguaria em seu cardápio foi aberta em 1836, em Nova York, o Del Monico’s.
Na culinária brasileira, o hambúrguer foi introduzido por um americano que em 1952 abriu no Rio de Janeiro a primeira lanchonete Bob’s, que seguia os padrões americanos. No decorrer de décadas, os hambúrgueres foram tornando-se pratos que não fazem parte mais só de cadeias de lanchonetes fast food. Hoje, existem muitos chefs especializados em hambúrguer gourmet (ou hambúrguer artesanal). Cada um usa especiarias, não reveladas, que dão um toque especial nos sanduíches.

Ambientes charmosos e requintados

Os ambientes das casas especializadas em hambúrguer gourmet costumam ser charmosos ou com algum diferencial. Como, por exemplo, a lanchonete Joe e Leo’s, famosa no Rio de Janeiro e que está presente em outras cidades do Brasil. Tem um estilo vintage que remete aos esportes das décadas de 30,40 e 50 nos Estados Unidos, como baseball, golfe, polo, futebol americano e rugby. 
São Paulo tem uma grande variedade de casas que oferecem hambúrguer artesanal, como Butcher’s Market, que tem um ambiente rústico e charmoso. O Ritz é requintado e apresenta como sua principal característica uma porta giratória vermelha. Ganhou prêmios com seu famoso hambúrguer de fraldinha. Tem ainda a famosa Forneria San Paola, que tem seu conceituado sanduíche de picanha com alcatra moída e a chiquérrima Hamburgueria Nacional, que também já ganhou diversos prêmios de gastronomia. 
Em Curitiba, e agora também em Balneário Camboriú, a Madero faz sucesso, tanto pelo ambiente quanto pelo hambúrguer.

Hamburguerias em Floripa

Pensando nos novos conceitos de hambúrgueres, a ideia chegou a Florianópolis e a La Padá criou um cardápio variado para agradar diferentes paladares. O espaço começou como café e em abril deste ano ganhou também uma hamburgueria. Os proprietários Marcelo e Natasha Ramalho perceberam que a cidade não tinha nenhum lugar para degustar um hambúrguer artesanal. Marcelo passou seis meses estudando no Canadá e voltou com a ideia de criar uma hamburgueria gourmet. O hambúrguer é feito de pura carne cuidadosamente selecionada, não contém conservantes e nenhum outro aditivo químico, garantem os proprietários. A casa também trabalha com tele-entrega.
A hamburgueria Uncle Joe’s Delivery também tem um cardápio variado, como o sanduíche de carneiro, o feito com tiras de contrafilé ou o famoso hambúrguer de fraldinha. A loja existe desde 2011. Os pedidos são feitos por delivery ou retirada no balcão. Os proprietários, os estudantes Luiz Felipe Reck e Eloir João Faria Neto, contam que resolveram investir no novo negócio e estão satisfeitos com o resultado. Os pedidos são feitos a partir das 19h. Os hambúrgueres são todos feitos na hora e artesanalmente.

Faça você mesmo

Para quem quer tentar fazer o seu próprio hambúrguer em casa, a dica da chef e apresentadora do programa da GNT Rita Lobo é que fique bem passado por fora e suculento e rosado por dentro. O ideal é comprar e moer a carne na hora em que for fazer o hambúrguer. A chef explica que tem gente que coloca ovo, farinha de rosca ou salsinha, mas ela é da opinião de que o ideal é usar a carne pura. 
A carne precisa estar bem gelada. Ela ensina que o ideal é uma carne com um pouco de gordura, pois é o que dá sabor ao hambúrguer. Caso contrário, ele fica muito ressecado. Coloque um fio de azeite em um recipiente com um pouco de água gelada, junte a carne e misture com a mão. 
Cada hambúrguer deve ter em torno de 180 gramas. Faça um bolinho sem pressionar muito a carne. Enquanto está preparando os hambúrgueres, ligue o fogo e aqueça a frigideira. O fogo deve estar bem alto. O sal é colocado no hambúrguer de uma forma bem generosa, antes de ir ao fogo, ou seja, apenas na hora de fritá-lo. Para quem gosta ao ponto, deixe mais ou menos dois minutos e vire sem apertá-lo. Para o bem passado é preciso deixar três minutos de cada lado. Depois, deixe o hambúrguer em repouso por um minuto antes de colocá-lo no pão.
Para quem for passear no Rio de Janeiro, o Joe & Leo’s oferece um curso que ensina o passo a passo do autêntico hambúrguer americano.


Texto: Daniela de La-Rocque

Nenhum comentário:

Postar um comentário